Domingo, 23 de Junho de 2024 09:11
88981351822
Curiosidades Curiosidades

Veja 5 vantagens de obter a nacionalidade Espanhola

Fácil acesso para conhecer outros países europeus e facilidade para aluguel ou compra de imóvel, estão entre os benefícios

07/06/2024 10h20
Por: Thales Menezes Fonte: MARKABLE COMUNICAÇÃO
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O desejo de possuir o passaporte espanhol tem atraído a atenção de muitos brasileiros. Segundo o ranking Henley Passport Index 2024, que é realizado há 18 anos e leva em consideração dados da Associação Internacional de Transporte Aéreo (ITA), além de dados do Banco Mundial sobre o Produto Interno Bruto (PIB), o país está entre os quatro passaportes mais poderosos do mundo, pois oferece acesso sem visto a 194 dos 227 destinos,ocupando o primeiro lugar no ranking, junto com Alemanha, França e Itália. 

“Obter a dupla nacionalidade espanhola não é apenas um ato simbólico, mas também uma estratégia para simplificar a vida na Espanha. Além da liberdade de circulação dentro da União Europeia, os demais processos ligados à moradia, trabalho, estudo se torna mais fácil, assim como a possibilidade de concorrer a empregos públicos, ampliando as oportunidades de estabilidade profissional”, comenta Renata Barbalho, especialista em trâmites de imigração, fundadora e CEO da Espanha Fácil, assessoria de imigração e prestação de serviços para brasileiros.

A Renata preparou listou algumas vantagens para brasileiros que conquistam o passaporte espanhol, confira:

Continua após a publicidade

1 - Livre circulação na União Europeia: ao se tornar cidadão espanhol, você automaticamente ganha o direito de circular livremente por todos os países membros da União Europeia, facilitando as viagens, estudos e trabalho em diversos países europeus.

2 - Ampla gama de oportunidades profissionais: para pessoas que querem construir uma carreira internacional, o país oferece um mercado de trabalho diversificado e em crescimento, especialmente nas áreas de turismo, tecnologia, finanças e serviços. “Existem algumas leis para profissionais que querem trabalhar no solo espanhol, mas quem já possui a nacionalidade, não precisa passar por outros processos burocráticos, basta apenas se candidatar para as vagas disponíveis. Outra grande vantagem é que é possível trabalhar em qualquer país do bloco, sem a necessidade de visto. Além de conseguir prestar concursos públicos, que oferecem ótimas condições de trabalho”, comenta Renata.

3 - Educação de excelência: o país possui uma extensa rede de instituições de ensino superior de renome internacional. Como cidadão espanhol, é possível ter acesso privilegiado a elas e muitas oferecem programas de graduação e pós-graduação em inglês e outras línguas. Além de ficar isento das taxas cobradas, para um curso de pós graduação, por exemplo, a economia pode chegar a cerca de 2 mil euros.

Continua após a publicidade

4 - Facilidade na reunião familiar: Uma pessoa que conquista esse direito à cidadania espanhola, pode facilitar significativamente o processo de reunir seus entes queridos como cônjuges, filhos menores de idade, pais e avós (caso o residente seja dependente financeiro e também tenha a nacionalidade espanhola), proporcionando acesso  às mesmas vantagens e oportunidades .

5 - Acesso a serviços públicos de saúde: o sistema de saúde espanhol é reconhecido internacionalmente pela sua qualidade e acessibilidade. Com a cidadania, a pessoa tem direito ao acesso gratuito a atendimento e tratamento, caso já esteja contribuindo com os pagamentos de impostos.

Os brasileiros interessados em conquistar a cidadania espanhola, podem se beneficiar com a Lei da Memória Democrática, que entrou em vigor em outubro de 2022 até outubro de 2024, o governo a prorrogou até 2025.

Continua após a publicidade

A lei beneficia os nascidos fora da Espanha de pai ou mãe, avô ou avó espanhóis, sem a necessidade de morar um ano no país, só precisam apresentar a certidão de nascimento do antepassado e outros documentos.

Segundo o Ministério de Assuntos Exteriores, pela norma anterior de nacionalidade, a Lei de Memória Histórica, que foi aprovada em 2007, foi concedida a 213.787 das 378.862 solicitações recebidas. Deste total, 95% das pessoas moram no Brasil, Argentina, México e Venezuela.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias