Domingo, 23 de Junho de 2024 08:26
88981351822
Brasil Brasil

Não é Não! expande sua missão além do Carnaval

Lançamento de treinamento para combate ao assédio em junho deste ano.

07/06/2024 08h30
Por: Thales Menezes Fonte: SUYANE LOPES / ASCOM NÃO É NÃO
Foto: Divulgação / Não é Não!
Foto: Divulgação / Não é Não!

Reconhecido inicialmente como um movimento vital durante o Carnaval, o "Não é Não!" avança para se tornar uma organização comprometida com a erradicação do assédio em todas as esferas da sociedade. Com o apoio crescente da sociedade civil e de organizações parceiras, desde 2017, o "Não é Não!" se posiciona como um catalisador de mudanças culturais significativas, incentivando o diálogo aberto e ações concretas para construir um mundo mais seguro e igualitário para as mulheres.

Ao longo desses 7 anos, o "Não é Não!" Estabeleceu parcerias com empresas nacionais e multinacionais, realizando workshops, palestras e produção de conteúdo para instituições preocupadas com o combate ao assédio contra mulheres, visando contribuir com ambientes seguros e inclusivos, com  o avanço no desempenho organizacional e a melhoria da reputação da empresa.

A trajetória Não é Não! carrega números emblemáticos: mais de 1,5 milhão de mulheres impactadas em todo o Brasil, Moção de Louvor na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro e parcerias com empresas como Avon, Shell, HAPPN, Greenpeace e até mesmo o time do Corinthians.

Continua após a publicidade

Recentemente, o "Não é Não!" anunciou o lançamento de um treinamento online focado no combate ao assédio, direcionado a estabelecimentos comerciais, permitindo que qualquer estabelecimento participe e receba o selo "Mulheres Seguras". O Brasil registra pelo menos 52 denúncias de importunação sexual por dia, segundo dados compilados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

O setor de bares, pubs e casas de shows está diretamente ligado por obrigatoriedade à "Lei Não é Não" (Lei 14.786/2023), sancionada em 2023, que alterou o Código Penal para aumentar a prevenção ao constrangimento e à violência contra a mulher e proteger as vítimas. Nesse contexto, todos os estabelecimentos comerciais desempenham um papel fundamental na promoção de ambientes seguros e respeitosos para suas clientes, sendo protagonistas na necessidade de cumprimento da Lei "Não é Não".

Programado para ser lançado em junho deste ano, o treinamento "Não é Não!" responde à crescente demanda por recursos educacionais eficazes no combate às desigualdades e violências de gênero, sensibilizando sobre os direitos das mulheres, e as formas de combate às violências e acolhimento às vítimas nas empresas e instituições.

Continua após a publicidade

O treinamento visa capacitar empresas e organizações com as habilidades necessárias para reconhecer, prevenir e lidar com situações de assédio. Ministrado por uma equipe multidisciplinar composta por uma advogada, uma psicóloga e uma especialista em educação em sexualidade, o curso aborda uma variedade de tópicos, como a definição e os tipos de assédio, políticas de combate ao assédio, estratégias de intervenção e apoio às vítimas, além de promover uma cultura de respeito e igualdade de gênero.

Para obter mais informações sobre o treinamento ou obter atualizações em primeira mão sobre o lançamento, as empresas interessadas podem entrar em contato com o "Não é Não!" através do seu site oficial www.naoenao.com.br, e preencher o formulário de inscrição, ou ainda, pelo Instagram: @naoenao_ ou E-mail: [email protected]

Sobre o Não é Não!

Continua após a publicidade

O movimento Não é Não! surgiu no Rio de Janeiro em 2017, criado por um grupo de mulheres para combater o assédio sexual em ambientes públicos e privados. Inicialmente focado no Carnaval, distribuindo tatuagens para incentivar o respeito ao consentimento, o movimento ganhou força e visibilidade nacional, expandindo sua ação para além da festividade carnavalesca e iniciou as parcerias com empresas, prefeituras e ONGs através dos serviços de palestras e produção de conteúdo. Em 2023, a Lei 14.786/2023, conhecida como Lei "Não é Não", foi sancionada. Ela objetiva combater atos violentos contra mulheres, bem como garantir a segurança das vítimas, em estabelecimentos de lazer. A iniciativa busca promover ambientes mais seguros e respeitosos para todas as mulheres.

SERVIÇO:

TREINAMENTO "NÃO É NÃO!

DATA DE LANÇAMENTO: JUNHO 2024

INSCRIÇÕESwww.naoenao.com.br

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias