Domingo, 23 de Junho de 2024 08:35
88981351822
Sobral Eleições 2024

Izolda Cela comunica saída do MEC e fica livre para disputar eleições em Sobral

Nos bastidores, Izolda é cogitada para encabeçar chapa no pleito para a sucessão de Ivo Gomes, em Sobral.

31/05/2024 10h05 Atualizada há 3 semanas
Por: Thales Menezes Fonte: DIÁRIO DO NORDESTE
Foto: Divulgação / Governo do Ceará
Foto: Divulgação / Governo do Ceará

Número 2 do Ministério da Educação (MEC) e braço direito de Camilo Santana (PT), Izolda Cela comunicou à equipe da pasta a sua saída do cargo. O afastamento oficial deve valer a partir de domingo (2), mas ainda não foi publicado no Diário Oficial da União (DOU).

A decisão foi tomada às vésperas do fim do prazo legal para a desincompatibilização para as eleições municipais deste ano. Apesar de não cravar a sua participação direta nas eleições de outubro, ela tem sido citada por lideranças do PSB como uma forte opção para representar o partido em Sobral, seu berço político. 

No comunicado à equipe, ela informou que aquele seria seu último dia no cargo, elogiou a gestão de Camilo no MEC e disse que as definições relativas à candidatura "a Deus pertencem”.  

Continua após a publicidade

IZOLDA NAS ELEIÇÕES

O nome da ex-governadora tem sido defendido para as eleições municipais no Ceará. O senador Cid Gomes (PSB) já defendeu que ela esteja à disposição do partido para ser candidata. Izolda tem sido cogitada, nos bastidores, para encabeçar chapa em Sobral. 

"A Izolda é um grande quadro. Eu penso que a Izolda deve estar apta a participar do processo eleitoral. A legislação brasileira estabelece que: quem ocupa cargos de direção, assessoramento, secretário, para se candidatar a vereador, tem que se desincompatibilizar hoje; para ser candidato a prefeito ou vice-prefeito, pode se desincompatibilizar com quatro meses de antecedência nesses cargos maiores", disse Cid.

Continua após a publicidade

A filha de Izolda, Luisa Cela, também fez caminho semelhante. Nesta semana, ela deixou o comando a Secretaria de Cultura do Ceará para ficar à disposição do PSB para o pleito deste ano. Com domicílio eleitoral em Fortaleza desde abril, há a possibilidade de Luisa ser candidata a vice-prefeita na chapa encabeçada por Evandro Leitão (PT). As tratativas ainda estão em curso.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias