O dono de uma pizzaria em Camaragibe, em Pernambuco, denunciou nas redes sociais, um golpe aplicado por uma cliente, que enviou uma nota alegando que havia morrido, após mandar uma série de comprovantes de Pix falsificados.
A mulher teria realizado ao menos cinco pedidos no restaurante, totalizando R$ 814, até o dono perceber que os documentos de transferência enviados por ela não eram verdadeiros.
O empreendedor Alex Renato Silva, da pizzaria Delicious Delivery, registrou a queixa na Delegacia de Camaragibe, no dia 13, por estelionato e fraude contra uma jovem, de 20 anos.
A mulher, que surge nos documentos como Francielly Santos, realizou pedidos com a loja durante várias semanas entre março e abril, solicitou o pagamento por Pix e enviou comprovantes falsos em todas as compras. Nos prints divulgados por Renato nas redes sociais, ele mostra as imagens dos documentos detalhadamente editados, mas com fontes levemente alteradas e informações incoerentes.
Alex afirmou que quando percebeu a fraude e decidiu cobrar os valores, recebeu a mensagem de que a mulher teria morrido, em formato de nota de falecimento, como se tivesse sido enviada por familiares. Ele afirma que tem retornado à delegacia desde a primeira denúncia, para adicionar ao caso outros estabelecimentos e pessoas que foram vítimas da mulher.
— Ela fez vários pedidos aqui. Eu percebi que era falso depois de 5 ou 6 pedidos, a maioria em valores acima de R$ 100 — afirmou Alex. — Estamos adicionando mais pessoas que ela deu golpe e cartões que ela clonou. Até agora são três, mas estão aparecendo mais.
Segundo ele, além da pizzaria, outros três empreendedores também receberam Pix falsos. As demais queixas vêm de pessoas que foram clientes da jovem no local onde ela trabalhava. As vítimas alegam que tiveram seus cartões de crédito clonados por ela.
Segundo a Polícia Civil de Pernambuco, "um inquérito policial foi instaurado e as investigações seguirão até a elucidação dos fatos".
Nota de falecimento
Um dos estabelecimentos que presta queixa com a pizzaria afirma ter sofrido os golpes no ano passado. Após enviar comprovantes de pagamento falsos e ser cobrada pela empresa, a mulher afirmou que precisaria realizar uma cirurgia após sofrer um acidente de moto.
Em uma mensagem divulgada pelo proprietário, ela alega que não poderia comparecer à loja, mas que enviaria alguém no lugar para quitar a dívida. Pouco tempo depois, a jovem enviou uma nota de seu próprio falecimento em nome de familiares, alegando que ela teria sofrido complicações da cirurgia e morrido.
"É com muita tristeza que comunicamos a todos os contatos de Francielly que infelizmente, hoje pela manhã, ela veio a falecer depois de algumas complicações durante a cirurgia", diz a mensagem enviada em outubro.
"Peço oração por todos nós familiares e principalmente a mãe dela, que viajou ontem. Por favor, respeite o luto da família".
O fim da mensagem carrega ainda uma reflexão. "Aproveite a vida o máximo que você conseguir. Até hoje pela manhã, nossa menina estava aqui, feliz, sorridente, mas infelizmente chegou sua hora".
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