Você já chegou a se questionar sobre a sua felicidade? E a partir do que observou nas redes sociais, ou até ao seu redor, por exemplo, já chegou a concluir que é ou não feliz? Pois bem, você não é a única pessoa que chegou a essa conclusão.
Esse é um tema que já foi muito presente nas minhas reflexões, inclusive de ser pauta da minha terapia, eu costumava associar felicidade a satisfação, e essa satisfação vinha atrelada a realização e era aí que estava o perigo.
A minha história talvez seja bem próxima de muitos de vocês que me leem agora, durante toda a minha trajetória sempre tive que me dedicar muito para que algumas coisas acontecessem, e com coragem e persistência eu segui. No entanto isso tudo não desabona a sensação de que nunca é o suficiente para alcançar a felicidade que tanto estampa os posts e stories das redes sociais.
A sensação que eu tinha era que para que eu alcançasse qualquer coisa que eu desejasse eu precisava de tanto esforço, de tanta dedicação que era como se eu não merecesse aquilo e em contrapartida para outras pessoas parecia tão mais simples e tão natural. E isso me cansava de um jeito que eu não consigo nem expor.
Mas com o tempo eu fui me dando conta do peso que eu estava colocando nos meus desejos, a necessidade que eu tinha de realizar aquilo me fez dissociar do que realmente eu desejava. Na verdade, nem tinha certeza se o que eu tanto lutava para alcançar era algo realmente meu, se não passava de um compilado das expectativas que depositaram sobre mim e que eu abracei. E foi nesse despertar que fui dando conta do quanto a felicidade é instante, e não permanência.
Eu buscava uma felicidade idealizada, daquelas estampadas em anúncios e propagandas de TV, se você ainda está nessa fase escuta com atenção, sai dessa. Essa felicidade não existe, o que temos são momentos, os quais se apresentam em um ritmo próprio para cada pessoa, você tem o seu e eu o meu.
Nossa singularidade e humanidade nos permite experimentar a vida por caminhos únicos, as vezes um simples abraço daquela pessoa que você ama te possibilita viver um desses instantes de felicidade, você só precisa se permitir e deixar que o momento flua no seu ritmo. Experimente seus próprios instantes!
Glaciliana Angelo
Psicóloga Clínica - CRP 11/12950
@glacilianaangelo