Nos últimos 15 anos, Hollywood encontrou uma adaptação para chamar de sua. Nesse caso, foram as adaptações de histórias em quadrinhos. Não estou dizendo que não haviam filmes de super-heróis antes — afinal, os anos 2000 foram marcados pelo Homem-Aranha de Sam Raimi, os X-Men de Bryan Singer, e o Batman de Christopher Nolan. Mas é fato que a chegada do Marvel Cinematic Universe (MCU) tornou esse tipo de filme uma indústria consolidada.
Como toda tendência tende a se esgotar, os filmes de heróis vêm sofrendo um declínio. A baixa qualidade de produções recentes da Marvel pós-Vingadores: Ultimato e do extinto universo da DC fez com que houvesse uma evasão de público — algo que ambas têm tentado recuperar com duas apostas este ano: Quarteto Fantástico (Marvel) e Superman (DC). A salvação que Hollywood encontrou vem de um lugar que antes costumava ser uma tormenta: as adaptações de videogames.
A primeira foi Super Mario Bros. (1993) — um completo desastre. A ideia de trazer o personagem mais icônico dos games para as telonas fracassou por diversos motivos, mas principalmente por se distanciar demais da proposta original, sendo uma distopia à la Blade Runner, que em nada se assemelha ao universo do encanador bigodudo.
Depois disso, vieram outras tentativas como Street Fighter - A Última Batalha (1994), Mortal Kombat (1995), Final Fantasy: The Spirits Within (2001), entre outras, mas nenhuma que chamasse a atenção o suficiente para ser vista como uma nova fonte de lucro para o cinema estadunidense.
E assim a história se seguiu por anos: adaptações mal-sucedidas, com baixa fidelidade aos jogos e produção limitada. Mas claro, não podemos ser injustos com os filmes de Resident Evil, dirigidos por Paul W.S. Anderson. Apesar de eu não ser o maior fã dessas produções, a saga protagonizada por Milla Jovovich alcançou bons números nos cinemas, arrecadando, ao todo, uma bilheteria de US$1,2 bilhão, o que, para esse tipo de filme, é um grande marco.
O ponto de virada veio em 2020, com o lançamento de Sonic: O Filme. O ouriço azul talvez só esteja atrás do Mario (eu sei o que você pensou) quando o assunto é ser o personagem mais querido dos games, especialmente entre as crianças. O filme foi um verdadeiro sucesso — e suas sequências, ainda mais. A participação dos fãs no processo criativo foi essencial, especialmente quando criticaram o visual do personagem no primeiro trailer, que foi reformulado para se parecer mais com o dos jogos.
Com o desgaste do cinema de heróis, Hollywood acendeu um sinal de alerta e passou a investir fortemente em adaptações de videogames — e isso tem dado muito certo. Claro, nesse meio tempo, houve produções de qualidade duvidosa, como o tenebroso reboot de Resident Evil de 2021, mas no geral, o saldo tem sido mais positivo do que negativo.
A série de The Last of Us da HBO foi muito bem recebida pelo público, embora não tenha agradado todos os fãs dos jogos quanto à forma como certos elementos foram adaptados — o que é normal, já que essas obras são feitas pensando também em quem não jogou.
A Netflix também tem investido bastante em adaptações — especialmente no formato de animação. A série de Castlevania é um verdadeiro sucesso, com seu idealizador Adi Shankar tendo conseguido sinal verde para produzir a adaptação de Devil May Cry, lançada em 2025 e tão popular que já garantiu uma segunda temporada.
Vale ressaltar também que a Netflix fez uma animação de Onimusha, a saga de samurais da Capcom, e também tentou trabalhar novamente com Resident Evil… mas essas adaptações são… é… desculpa, doi falar disso sendo essa a minha franquia favorita dos games.
Falando em animações, em 2023 tivemos uma nova tentativa de fazer um filme do Super Mario — desta vez em animação — e deu muito certo, contando com um elenco estelar.
O mais recente sucesso foi Um Filme Minecraft (2025), que alcançou uma bilheteria de US$900 milhões mundialmente, sendo um verdadeiro fenômeno de público. Curiosamente, algo que conecta Mario a esse filme é a presença de Jack Black no elenco. Será que Jack é o rosto que irá representar essa nova tendência? Veremos.
Enquanto escrevo este texto, mais uma adaptação estreia nos cinemas: Until Dawn, baseada no game de terror que já se assemelha a um filme, com escolhas que moldam o destino dos personagens.
No momento, vários games estão em processo de adaptação para o cinema ou TV. Confira alguns que merecem sua atenção:
Produzido pela A24, com direção de Michael Sarnoski (Um Lugar Silencioso: Dia Um). Baseado no game de Hideo Kojima, podemos esperar um elenco de peso, incluindo Norman Reedus, Margaret Qualley, Léa Seydoux, Guillermo Del Toro e Mads Mikkelsen.
A lendária franquia da Nintendo vai ganhar vida nas telonas, mas ainda há poucas informações sobre data ou produção confirmadas.
A adaptação da saga de Solid Snake está há décadas em planejamento. Foi anunciado que Oscar Isaac será o protagonista, mas desde então não houve novidades.
O mascote da Namco deve ganhar um filme eventualmente, mas desde o anúncio em 2022, nenhum desenvolvimento real foi revelado.
A sequência do reboot de 2021 já foi gravada e será lançada em outubro de 2025, com Karl Urban no papel de Johnny Cage.
A Amazon confirmou uma série baseada na saga de Kratos. Ainda não se sabe se irá adaptar a fase grega ou a nórdica dos jogos.
Baseado no jogo cooperativo de Josef Fares, Sydney Sweeney viverá uma das protagonistas. Estreia prevista para 2027.
Após o fracasso de Bem-Vindo a Raccoon City, a Sony tenta um novo longa. Será dirigido por Zach Cregger (Noites Brutais) e deve adaptar o primeiro game da franquia.