Domingo, 20 de Abril de 2025 22:22
88981351822
Brasil Meio Ambiente

Descubra por que alguns bairros são mais limpos que outros

Como o poder público organiza os serviços urbanos

12/04/2025 18h22
Por: Pedro Mariano
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Você já parou para pensar por que algumas ruas da sua cidade aparecem sempre limpas, organizadas e bem cuidadas, enquanto outras ruas vivem cheias de lixo e entulho?

Evidentemente, pode até parecer uma questão de cuidado ou sorte. Porém, o que está sendo questionado é uma decisão motivada por um decisão política, que, muitas vezes, passa despercebida pela maioria da população.

O processo de coleta de lixo, varrição, capinação e manutenções das vias públicas fazem parte de um planejamento governamental que envolve recursos públicos, contratos com empresas terceirizadas, prioridades do governo municipal e, sobretudo, vontade política.

Continua após a publicidade

A verba pública destinada aos serviços urbanos nada mais é do que oriunda dos nossos impostos. Isso nos leva a lembrar que o poder público é quem decide onde ocorrerão as coletas seletivas, assim como quais ruas receberão manutenção semanal e até mesmo onde serão colocadas as lixeiras públicas.

E quando o serviço falha? Significa que houve negligência, má gestão, corte de verbas públicas ou, em casos mais frequentes, ausência de fiscalização.

Se faltou limpeza, saúde, iluminação, segurança e lazer, é falta de prioridade governamental. A limpeza pública, assim como todos os fatores ausentes que são direito do cidadão, é um direito e não um favor.

Continua após a publicidade

Por isso, os cidadãos têm um papel central na fiscalização de atos governamentais, sobretudo na participação de audiências públicas e no compartilhamento de informações, levando em consideração a veracidade e a responsabilidade dos fatos. Exercer o papel de cidadão vai além de participar ativamente para o progresso da sociedade, é também fortalecer o convívio social e viver com dignidade e respeito.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias