Domingo, 20 de Abril de 2025 22:40
88981351822
Brasil Saúde

Anvisa interdita creme dental da Colgate devido a 'eventos adversos ao uso'

Número de relatos relacionados ao uso da pasta Total Clean Mint, considerado significativo pela agência, implicou na imediata retirada do produto do comércio, bem como na posterior modificação da fórmula de composição.

27/03/2025 18h36
Por: Thales Menezes Fonte: CORREIO BRAZILIENSE
Foto: Reprodução / Redes Sociais
Foto: Reprodução / Redes Sociais

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) mandou interditar nesta quinta-feira (27) todos os lotes do creme dental Colgate Total Clean Mint, devido a práticas irregulares. A medida cautelar entrou em vigor a partir de publicação no Diário Oficial da União (DOU) nesta manhã.

A reportagem tentou contato com a empresa de produtos de higiene e cosméticos, mas, até a última atualização desta matéria, não obteve retorno.

De acordo com o site da agência, o motivo da interdição da pasta de dente é o “número significativo de relatos adversos associados ao uso” dela. O órgão usa como base a Lei n.º 6.360, de 1976, que determina, no artigo 6º, que “a comprovação de que determinado produto, até então considerado útil, é nocivo à saúde ou não preenche requisitos estabelecidos em lei implica na sua imediata retirada do comércio”.

Continua após a publicidade

Além disso, exige-se a modificação da fórmula de composição da mercadoria e dos “dizeres dos rótulos, das bulas e embalagens, sob pena de cancelamento do registro e da apreensão do produto, em todo o território nacional”.

O artigo 7º, por sua vez, estabelece que o Ministério da Saúde, do qual faz parte a Anvisa, pode, “como medida de segurança sanitária (...), a qualquer momento, suspender a fabricação e venda” de produto que, “embora registrado, se torne suspeito de ter efeitos nocivos à saúde humana”.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias