No decorrer de um dia tomamos inúmeras decisões que vão desde a escolha da roupa que iremos sair a escolhas mais complexas que envolvem nosso futuro. Mas você já parou para pensar o que te faz tomar determinadas decisões? De onde vem a influência para o estilo de roupa que você usa ou até para a profissão que você escolheu?
É, meu caro leitor, parece que tem coisas que nos influencia e a gente nem percebe. Esse motivador de decisões pode estar alinhado com nossos próprios valores, desejos e necessidades, que bom se isso acontecer, ou pode estar relacionado as comparações, as pressões sociais ou ainda pode ser reflexo do vemos nas mídias socias.
A todo momento somos bombardeados com propagandas e anúncios que nos diz como deveríamos ser e agir, ditando regras e moldando para nós uma identidade que favoreça ao sistema em que vivemos. Nesse processo quanto mais aderimos a essas influências mais nos perdemos da nossa própria identidade, tendo dificuldade de separar o que é nosso do que é uma influência ou imposição social.
Saber qual a fonte das nossas escolhas parece uma tarefa simples, mas não é, pois estamos tão emaranhados com tudo que chaga a nós, principalmente pelas redes sociais, que fica difícil de fazer essa separação.
Basear nosso poder de decisão no que chega até nós através da mídia nos coloca em sério risco, pois as decisões não serão pautadas no que realmente desejamos, mas no que foi criado para que desejássemos, ficando de lado nossas verdadeiras necessidades e o que faz sentido ao contexto em que vivemos.
Só para citar um exemplo, atualmente está em alta o estilo “clean girl”, ou seja, é um estilo em que você mostra uma beleza mais próxima possível do natural, sem esforço, como se sua pele adulta nunca tivesse tido manchas ao longo da vida ou marcas de idade, sinais, com cabelos sempre alinhados e por aí vai.
E por mais louco que pareça isso virou febre entre as mulheres, causando inclusive muita baixa autoestima em quem não conseguiu alcançar esse padrão de beleza, assim como favoreceu o consumo exacerbado de inúmeros produtos de cosméticos e procedimentos para se apresentar com essa beleza dita “natural”.
Pois bem, por mais que preguem essa naturalidade, na verdade, já que não é aceito as imperfeições normais de uma pele adulta, estamos falando de uma naturalidade criada. Mas se você não analisa e compra essa ideia mentirosa, você passa a tomar decisões empurradas por uma mídia que irá certamente te adoecer.
Por isso querido leitor, preciso te dizer que precisamos ter muito claro nossos valores e fortalecer quem somos, inclusive nossa identidade.
Aprender a filtrar o que as redes socias e outras mídias nos enfia goela abaixo, do contrário não passaremos de marionetes nas mãos de uma sociedade que não está preocupada com o bem estar do outro, e sim com o quanto irá ganhar com cada propaganda publicitária, ou com cada ideia comprada pela população.
Mín. 22° Máx. 29°
Mín. 22° Máx. 30°
ChuvaMín. 22° Máx. 27°
Chuva