Sábado, 15 de Março de 2025 01:02
88981351822
Segurança Pública Segurança

Operação policial prende suspeitos de envolvimento em ataques a operadoras de internet no Ceará

Na manhã desta quarta-feira (12), a Polícia Civil iniciou a 'Operação Strike'.

12/03/2025 10h34
Por: Thais Menezes
Divulgação/SSPDS
Divulgação/SSPDS

Dez pessoas foram presas na manhã desta quarta-feira (12) por envolvimento em ataques a empresas de internet no Ceará. A Polícia Civil iniciou a “Operação Strike”, com objetivo de combater as ações de grupos criminosos que vêm atacando esses locais. Desde fevereiro, foram pelo menos oito ataques nas cidades de Fortaleza, Caucaia, Caridade e São Gonçalo do Amarante.

Até 6h30 de hoje (12), dez mandados de prisão foram cumpridos e três armas de fogo foram apreendidas.

São cumpridos mandados de prisão e de busca e apreensão em Fortaleza e em outros municípios do Ceará. A operação é contra membros de facção que exigem uma "taxa" de empresas provedoras de internet para autorizar a oferta do serviço. Empresas que recusam o pagamento são alvo de represália, como incêndio a veículo, destruição de cabos e tiros disparados na fachada.

Continua após a publicidade

Os provedores de internet no Ceará estão suspendendo as atividades em algumas regiões dapósataques promovidos por uma facção criminosa

Trabalhadores do setor se dizem preocupados e temem o atual cenário. Nesta terça-feira (11), a Acnet, uma das empresas provedoras, comunicou a suspensão temporária das visitas técnicas devido ao ataque sofrido na noite de segunda-feira (10). Criminosos dispararam contra a fachada do estabelecimento, localizado no bairro Itambé, em Caucaia.

A Brisanet, provedora que atua em mais de 200 cidades do Nordeste, também sofreu ataques. Na terça-feira (11), criminosos arremessaram pedras contra um veículo da provedora no bairro Capuan, em Caucaia. No dia 6 de março, outro carro foi incendiado por um grupo criminoso no Conjunto Metropolitano, também em Caucaia.

Continua após a publicidade

A empresa declarou que os ataques afetam a "continuidade dos serviços prestados aos clientes" e que está adotando protocolos de segurança para proteger seus colaboradores e seus equipamentos. Os detalhes operacionais não foram divulgados por questões estratégicas da Brisanet.

Em Caridade, as empresas do setor paralisaram as atividades e suspenderam a internet de todo o município à meia-noite de terça-feira (11), como forma de protesto, após ataques registrados no município. Não há previsão para o retorno das atividades.

A Secretaria da Segurança Pública informou que está investigando a atuação de grupos criminosos contra as empresas provedoras de internet no Estado. No último sábado, o Governo do Ceará instalou um grupo especial para investigar os atos criminosos.

Continua após a publicidade

G1/CE

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias