Sábado, 15 de Março de 2025 02:10
88981351822
Segurança Pública Investigação

Após ataques a provedores de internet no Ceará, Polícia Federal é acionada para auxiliar nas investigações

A facção carioca Comando Vermelho estaria por trás das ameaças.

01/03/2025 07h36 Atualizada há 11 horas
Por: Thales Menezes Fonte: DIÁRIO DO NORDESTE
Foto: Reprodução / Redes Sociais
Foto: Reprodução / Redes Sociais

Os últimos episódios de ameaças, extorsões e até ataques aos provedores de internet no Ceará levaram a Polícia Federal a ser acionada para auxiliar nas investigações por meio da formulação da estratégia de enfrentamento à facção carioca Comando Vermelho (CV), apontada como a mandante dos crimes.

A reportagem apurou junto às fontes ligadas à Inteligência da Segurança Pública e à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que nessa sexta-feira (28) a PF participou de uma reunião sobre este tema.

Há informações de que as ameaças estão se disseminando no Interior do Ceará, além dos registros que já vinham sendo feitos em Fortaleza e Região Metropolitana. Uma fonte ouvida pela reportagem disse que neste momento "estelionatários estão se aproveitando da situação para também agir em nome da facção".

Continua após a publicidade

A Anatel divulgou nota dizendo estar acompanhando os casos no Estado: "a Agência inicialmente tomou conhecimento dos fatos por meio da imprensa e de relatos advindos de entidades representativas do setor. A partir de tais relatos, a Agência tem enviado esforços para acompanhar atentamente os acontecimentos, guardando estreita cooperação com as forças de segurança locais, representadas pela Secretaria de Segurança Pública do Estado do Ceará, com vistas a zelar pela integridade da infraestrutura de prestação dos diversos Serviços de Telecomunicações ofertados aos cearenses por inúmeras operadoras".

ORDENS DA FACÇÃO

Nas últimas semanas o Comando Vermelho avançou no controle do provedor de internet que os moradores devem utilizar, o que está sendo denominado de "licitação" (em analogia ao procedimento legal realizado pelo Poder Público); e proibiu o acesso de empresas a algumas regiões, na Capital e no Interior.

Continua após a publicidade

Já nessa quinta-feira (27) foram registrados dois ataques no Distrito de Pecém, em São Gonçalo do Amarante, RMF. Criminosos cortaram fios de postes nas ruas e também invadiram um compartimento onde estavam equipamentos e a marretadas e pauladas quebraram os aparelhos. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias