Nesta quinta-feira (20), a centenária Academia Sobralense de Estudos e Letras (ASEL) realizou, uma Sessão da Saudade em homenagem póstuma a José Linhares Ponte, ex-membro do silogeu e ocupante da cadeiraº 40.
O evento reuniu familiares, amigos, autoridades e acadêmicos para consagrar a trajetória do homenageado.
O presidente da ASEL, Arnaud de Holanda Cavalcante, ocupante da cadeira nº 30, destacou a importância de José Linhares para a cultura e o desenvolvimento da região.
Durante a cerimônia, foram proferidos discursos exitosos, ressaltando o legado do ex-integrante, que prestou relevantes serviços à população cearense.
Padre Zé, como era carinhosamente conhecido, teve uma trajetória marcante como sacerdote, pedagogo, professor, filósofo, administrador, escritor e político.
Lecionou no Seminário São José de Sobral, onde também atuou como reitor, e foi diretor da Obra das Vocações Sacerdotais e da Rádio Educadora. Além disso, lecionou ciências religiosas e psicologia, foi vice-diretor da Faculdade de Filosofia Dom José de Sobral e dirigiu o Colégio Sobralense.
Também administrou a Santa Casa da Misericórdia de Sobral e integrou a Pastoral Hospitalar da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).
Na esfera política, foi deputado federal em 1990 pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), sendo o mais votado do Estado do Ceará.
Ao longo de sua vida, também exerceu a presidência do Rotary Club de Sobral (1972), foi membro da Academia Sobralense de Estudos e Letras e sócio-fundador da Academia de Cultura de Curitiba. Além disso, presidiu a Confederação das Misericórdias do Brasil e a Confederação Internacional das Misericórdias, além de integrar o Instituto Histórico e Geográfico de Sobral.
Padre Zé faleceu em 8 de janeiro de 2025, aos 94 anos, em Fortaleza, onde estava internado na UTI após sofrer uma grave queda.
Consagramos a memória do imortal Padre José Linhares Ponte.
Mín. 21° Máx. 29°
Mín. 22° Máx. 28°
ChuvaMín. 22° Máx. 28°
Chuva