O Fortaleza fez seis contratações até o momento para a temporada de 2025. Buscando atletas com perfil vitorioso e realizando negociações com o mercado internacional, o clube reforçou carências do elenco, mas manteve um detalhe estratégico nas negociações: todas as operações foram sem custo.
Os últimos nomes que faltam ser anunciados, os zagueiros Gastón Ávila e David Luiz, também entram nesse perfil. O argentino foi cedido por empréstimo de um ano sem custos junto ao Ajax-HOL, com opção de compra, enquanto o outro se apresenta ao Leão após encerrar contrato no Flamengo.
A dupla se soma ao goleiro Brenno, que rescindiu vínculo com o Grêmio, ao lateral-esquerdo Diogo Barbosa, que recusou renovação no Fluminense após receber a proposta leonina, ao volante argentino Pol Fernández, que também escolheu deixar o Boca Juniors-ARG, e ao atacante colombiano Dylan Borrero, livre no mercado depois de sair do New England Revolutions-EUA.
O processo não é necessário por conta da ausência de recurso para investimento, o clube inclusive oficializou a maior venda da história da instituição no fim de 2024, com a transferência do volante Hércules ao Fluminense por R$ 29 milhões. No fim, o fluxo é uma opção da gestão, que reconhece o poderio do elenco e percebe as negociações de custo zero como oportunidade no mecanismo.
O Diário do Nordeste apurou que três pilares são essenciais para essa definição do departamento de futebol: o poder de negociação, o projeto esportivo do Fortaleza, além da análise de mercado.
Pilares da janela de transferência do Fortaleza em 2025
A tendência é que o 1º ciclo de contratações chegue ao fim para o início de 2025. Em paralelo, a gestão também trabalha a saída de ativos com menos espaço junto ao técnico argentino Juan Pablo Vojvoda, como o goleiro Santos, alvo do Athletico-PR, e o atacante Imanol Machuca, cedido ao Vélez-ARG.
Mín. 22° Máx. 30°
Mín. 22° Máx. 29°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 32°
Chuvas esparsas