O Ceará foi o único estado do Nordeste em que a maior parte da população leu algum livro nos últimos três meses. O dado é do levantamento “Retratos da Leitura no Brasil”, divulgado nesta quarta-feira (18). No estado, 54% dos entrevistados foram considerados leitores, deixando o Ceará acima da média nacional em hábito de leitura.
Enquanto o Nordeste teve uma queda de cinco pontos percentuais na proporção de leitores em relação à pesquisa anterior, o Ceará se manteve com um bom índice de leitura.
“Na Região Nordeste, o único estado que manteve uma proporção de maioria de leitores foi o Ceará, em que 54% da população leu total ou parcialmente pelo menos um livro nos últimos três meses”, afirma a pesquisa.
O levantamento considera a leitura de livros impressos e digitais, além de não restringir qualquer gênero, incluindo didáticos, bíblia e religiosos.
Percentual de pessoas que leram livros nos últimos 3 meses no Nordeste:
Na proporção de leitores em todos os estados do Brasil, o Ceará fica atrás apenas de Santa Catarina — que tem 64% de entrevistados que leram nos últimos três meses.
A média nacional aponta que 47% dos entrevistados leram nos últimos três meses. Em comparação com os últimos levantamentos, o retrato é de um Brasil que está lendo menos, com 53% da população declarando não ter lido nem mesmo parte de uma obra no último trimestre.
A pesquisa "Retratos da Leitura" é considerada a mais abrangente na tarefa de medir o comportamento do leitor brasileiro. Ela foi feita pelo Instituto Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria) e ouviu 5.504 entrevistados durante visitas domiciliares em 208 municípios entre 30 de abril e 31 de julho de 2024.
A pesquisa é uma iniciativa do Instituto Pró-Livro (IPL) e contou com parceria da Fundação Itaú e apoio da Associação Brasileira de Livros e Conteúdos Educacionais (Abrelivros), da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL).
Livros de literatura e indicações das escolas
No Nordeste, o Ceará também se destaca pelos maiores índices de leitura de livros indicados pela escola, alcançando 1,5 milhão de pessoas (17%). Além disso, o estado fica em primeiro lugar na região quanto à proporção de pessoas que leram livros de literatura por vontade própria, com 49%.
Leitura de livros no Ceará nos últimos três meses:
No Ceará, a frequência de leitura tem proporções semelhantes para aqueles que leem uma vez por semana ou até uma vez a cada três meses.
Frequência de leitura dos livros de literatura por vontade própria no Ceará:
Em todo o Brasil, o acesso aos livros é feito, na maioria das vezes, pela compra em lojas físicas ou pela internet. No Nordeste, 27% dos entrevistados afirmaram fazer compras nas lojas físicas, enquanto 15% compraram virtualmente.
Outra forma de acesso aos livros foram ao receber livros como presentes (21%) e ao pegar títulos emprestados em bibliotecas de escolas (17%).
Outros destaques da pesquisa:
Mín. 22° Máx. 29°
Mín. 22° Máx. 25°
ChuvaMín. 21° Máx. 32°
Chuvas esparsas