Terça, 14 de Janeiro de 2025 11:15
88981351822
Brasil Saúde

Butantan solicita à Anvisa registro de 1ª vacina em dose única contra dengue

Em caso de aprovação, o laboratório poderá disponibilizar cerca de 100 milhões de doses ao Ministério da Saúde.

16/12/2024 11h55 Atualizada há 3 semanas
Por: Thales Menezes Fonte: CNN BRASIL
Foto: Divulgação / Redes Sociais
Foto: Divulgação / Redes Sociais

O Instituto Butantan enviou à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) um pedido de registro para utilização da primeira vacina contra a dengue em dose única do mundo, nesta segunda-feira (16).

Os ensaios clínicos do imunizante denominado “Butantan-DV” foram finalizados em junho deste ano, quando o último participante completou 5 anos de acompanhamento e constatou a eficácia de 79,6% geral para prevenir casos de dengue sintomática.

Segundo o Instituto, de acordo com os resultados da terceira fase do ensaio clínico publicados na The Lancet Infectious Diseases foi comprovada uma proteção de 89% contra dengue grave e dengue com sinais de alarme, além de eficácia e segurança prolongadas por até cinco anos.

Continua após a publicidade

Caso a vacina seja aprovada pela Anvisa, o Instituto Butantan poderá disponibilizar cerca de 100 milhões de doses ao Ministério da Saúde nos próximos três anos.

Além disso, um milhão de doses da vacina poderão ser entregues já em 2025, em caso de aprovação.

As outras cerca de 100 milhões de doses poderão ser entregues nos anos de 2026 e 2027.

Continua após a publicidade

De acordo com o Instituto, após essa avaliação, a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (CONITEC) irá estudar a possibilidade de inserir essa vacina no SUS.

Essa análise técnica leva em consideração uma série de critérios, como benefícios e riscos no longo prazo para a população brasileira; além do potencial de inovação tecnológica que a incorporação irá introduzir no sistema.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias