A Black Friday 2024 acontece nesta sexta-feira, 29 de novembro, mas o movimento já começou semanas antes, com os consumidores aproveitando promoções antecipadas nas chamadas “Black Weeks”. Segundo o Google Consumer Survey, 64% dos compradores planejam focar em itens essenciais, como eletrônicos, eletrodomésticos e itens para casa.
Além disso, a data deve movimentar cerca de R$ 5,22 bilhões no comércio brasileiro, representando um crescimento de 0,4% em relação ao ano anterior, segundo a Confederação Nacional do Comércio (CNC). Outros setores, como logística e transporte, também sentem o impacto com o aumento das vendas, gerando cerca de 450 mil empregos temporários no último trimestre de 2024, conforme a Asserttem.
Há também um crescimento significativo na procura por experiências, como viagens e serviços, especialmente entre os Millennials e a Geração Z, que priorizam vivências em vez de bens materiais. Essa tendência reforça o apelo por estratégias promocionais inovadoras. Além disso, estratégias como cashback e programas de fidelidade são valorizadas, com 73% dos consumidores planejando usá-las para maximizar suas economias.
Ações sustentáveis também ganham força: de acordo com a NielsenIQ, 40% dos consumidores priorizam marcas com compromisso ambiental e social. Com planejamento, monitoramento de preços e consumo consciente, a Black Friday se consolida como uma oportunidade de economia e crescimento para o varejo e serviços no Brasil.
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