Uma sequência de afogamento resultou na morte de quatro pessoas nas praias do Ceará desde o último fim de semana, quando as águas do litoral do estado receberam milhares de visitantes devido feriado prolongado.
Entre as vítimas, dois eram turistas e dois, cearenses. No caso mais recente, um turista de Curitiba, no Paraná, morreu afogado na tarde de terça-feira (19), na Praia do Futuro, em Fortaleza. A vítima, de 35 anos, estava em lua de mel na capital cearense.
Conforme o Corpo de Bombeiros, por voltas das 16h os guarda-vidas visualizaram uma movimentação de pessoas na água, próximo ao posto. Ao se aproximarem, os agentes se depararam com a vítima desacordada, sendo trazida por populares.
De imediato, os guarda-vidas conduziram o homem à faixa de areia, onde foi constatado que ele estava em grau 6 de afogamento (o mais grave na escada de 1 a 6), em parada cardiopulmonar.
"Os guarda-vidas iniciaram os procedimentos de reanimação com oxigenoterapia até a chegada da equipe do Samu com suporte avançado mas, infelizmente, o óbito foi constatado", disse o Corpo de Bombeiros.
Quatro mortes em 5 dias
Com a morte do turista paranaense, subiu para quatro o número de pessoas mortas por afogamento em praias do Ceará entre sexta (15) e terça-feira (19).
Duas das ocorrências aconteceram na sexta-feira, feriado da Proclamação da República. Durante a manhã, um turista de São Paulo morreu afogado na praia de Porto das Dunas, em Aquiraz, na Região Metropolitana.
O homem, que não teve a identidade divulgada, já estava com parada cardiorrespiratória quando os bombeiros realizaram as manobras de reanimação cardiopulmonar. As tentativas foram feitas até a chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), quando o óbito foi constatado.
Outro afogamento, no período da tarde, na Praia do Icaraí, em Caucaia, a 20 quilômetros de distância de Fortaleza, resultou na morte de Cláudio Gerson, de 28 anos, que tentou salvar uma jovem.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a equipe de guarda-vidas foi acionada por volta das 14h16 para atender a um afogamento em andamento próximo ao primeiro espigão. No local, os bombeiros resgataram uma jovem de 15 anos que se encontrava junto às pedras, apresentando sinais de afogamento e escoriações nos braços e pernas.
A vítima recebeu oxigênio suplementar e foi conduzida ao Hospital Municipal de Caucaia, pela equipe do Samu.
Durante a ocorrência, testemunhas relataram aos agentes que um homem havia tentado ajudar no resgate da jovem, mas acabou se afogando e desaparecendo no mar. Os bombeiros iniciaram as buscas com moto aquática e mergulhadores, mas a ação foi interrompida ao anoitecer devido à perda de visibilidade.
Por volta das 19h30, o corpo de Cláudio Gerson emergiu no mesmo local do afogamento e foi retirado por banhistas. Equipes da Polícia Militar e da Perícia Forense foram acionadas ao local. O caso cargo do 22º Distrito Policial (22º DP).
Gerson era casado e membro de uma igreja evangélica. Ele foi sepultado na manhã de domingo (17).
Conforme a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), equipes do Corpo de Bombeiros e da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) foram acionadas para atender um casal que se afogou.
Ainda segundo a pasta, o homem foi a óbito no local. Já a mulher, foi socorrida para uma unidade de saúde.
Segundo testemunhas, Lukas era membro de uma igreja evangélica e estava em um passeio com amigos quando se afogou no mar. A Igreja Sara Nossa Terra divulgou uma nota de pesar pela morte dele.
"Oramos para que Deus conforte o coração de seus familiares e amigos neste momento de dor", diz um trecho da nota da igreja.
Mín. 23° Máx. 34°
Mín. 24° Máx. 32°
Chuvas esparsasMín. 24° Máx. 34°
Chuvas esparsas