Nos últimos anos, o Brasil tem testemunhado um aumento preocupante da população em situação de rua. Um levantamento feito pelo Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua (OBPopRUA/POLOS-MG) revelou que 300.868 pessoas vivem atualmente em estado de exclusão habitacional em todo Brasil, o que representa um aumento de 20,64% comparado a dezembro de 2023, quando esse número era de 242.756 pessoas.
Cidades de diversos portes convivem com a difícil realidade de pessoas sem acesso à moradia digna, a serviços básicos e a oportunidades de reabilitação social.
As razões centrais do problema estão direcionadas à crise econômica, ao desemprego, à falta de políticas habitacionais eficazes, à ausência de apoio psicológico e ao acesso precário dos dependentes químicos a clínicas de apoio.
Apesar do cenário desafiador, algumas iniciativas têm se destacado na tentativa de minimizar o problema. Programas de acolhimento social, como ONGs e movimentos sociais, oferecem atendimento médico e psicológico nas ruas, além de atuar ativamente na distribuição de alimentos e na criação de projetos de moradia aos sem-teto.
Mín. 21° Máx. 29°
Mín. 22° Máx. 28°
ChuvaMín. 22° Máx. 28°
Chuva