O Ministério da Educação (MEC) autorizou, nesta quinta-feira (19), a implementação da primeira etapa do novo campus do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) no Ceará, na Base Aérea de Fortaleza.
Nessa fase inicial, serão destinados R$ 71 milhões para a construção de um bloco voltado a cursos de Engenharia e de um bloco de alojamento. No total, o governo federal investirá R$ 180 milhões nas obras do novo campus.
“Este não é um marco apenas para o Ceará, mas para o Brasil como um todo, porque abre uma nova janela de oportunidades para os jovens e reafirma o compromisso com a educação profissional e tecnológica e o ensino superior do país”, disse Camilo Santana, ministro da Educação.
Para o ministro, o novo campus reforça o papel do instituto como centro de pesquisa e de desenvolvimento de soluções. “O ITA é um sinônimo de excelência e de inovação nas engenharias e a instalação do campus em Fortaleza simboliza a convergência entre a indústria, o governo e a academia”, destacou.
Camilo também informou que em breve será lançado um concurso público para professores da nova unidade. A expansão permitirá que o ITA Ceará ofereça dois novos cursos: Engenharia de Energia e Engenharia de Sistemas.
O primeiro processo seletivo para os dois cursos está aberto, com a primeira fase a ser realizada no dia 13 de outubro em 25 cidades do país.
O novo vestibular contempla um aumento no número de vagas, com a previsão de 180 aprovados, em todos os cursos oferecidos pela instituição, incluindo aqueles que cursarão as novas opções de graduação.
As primeiras turmas começarão em 2025, no Campus São José dos Campos, em São Paulo, onde os alunos vão cursar o ciclo básico (dois primeiros anos). A partir do terceiro ano da graduação, as aulas passarão a ser ministradas na unidade do Ceará.
O novo campus terá 18.568,59 m² e será dividido em:
Mín. 23° Máx. 37°
Mín. 22° Máx. 37°
Tempo nubladoMín. 24° Máx. 38°
Tempo limpo