Terça, 14 de Janeiro de 2025 09:12
88981351822
Internacional Lista

13 filmes para assistir na sexta-feira 13

Desligue as luzes (e tranque as portas)

13/09/2024 14h51 Atualizada há 4 meses
Por: Gabriel Araújo
Máscara do personagem ''Jason Vorhees'', da franquia Sexta-Feira 13. Foto: Reprodução
Máscara do personagem ''Jason Vorhees'', da franquia Sexta-Feira 13. Foto: Reprodução

Hoje é sexta-feira 13. A data sempre vem acompanhada de um certo misticismo, mesmo que não haja evidências históricas do dia ser associado a azar em alguma cultura. De qualquer forma, se está afim de entrar no clima, separei alguns filmes de terror para ver no dia de hoje, mas claro, também podem ser vistos em outros dias, e até encorajo a fazer isso, pois alguns destes são filmes importantes para a história do gênero no cinema.

Os Pássaros (1963)

Imagem promocional de ''Os Pássaros''. Foto: Reprodução/Universal Studios

Quando se fala de Alfred Hitchcock e terror, a maioria das pessoas já pensa logo em Psicose, e é compreensível, pois é um grande filme, mas ele não parou por aí brincando com esse gênero. Três anos depois, o diretor lançou um filme que provavelmente causou ornitofobia em muita gente. 

O Massacre da Serra Elétrica (1974)

Cena de ''O Massacre da Serra Elétrica''. Foto: Reprodução/Vortex

Tobe Hooper fez um filme nos anos 1970 que se tornou uma das grandes referências do terror no cinema. Brevemente inspirado em uma história real, a história do assassino Leatherface e sua família traz cenas incômodas, mas que instigam o espectador a não tirar os olhos da tela até o fim para saber o desfecho dessa história maluca.

Continua após a publicidade

Tubarão (1975)

Cena de ''Tubarão''. Foto: Reprodução/Universal Studios

Terceiro filme da carreira de Steven Spielberg, e que ajudou a moldar o conceito que conhecemos hoje de blockbuster, que são essas obras que lançam normalmente no verão dos Estados Unidos, e que fazem uma bilheteria alta. O longa estabeleceu Spielberg como um diretores mais promissores de sua geração, e traz momentos de tirar o fôlego (desculpa, não resisti ao trocadilho).

Suspiria (1977)

Cena de ''Suspiria''. Foto: Reprodução/Videa

Um dos filmes mais lembrados de Dario Argento, diretor italiano expoente do giallo, subgênero do terror marcado pelo uso de cores vibrantes. A história misteriosa envolvendo uma escola de balé em Berlim recebeu um remake em 2018.

Halloween (1978)

Cena de ''Halloween''. Foto: Reprodução/Falcon Films

Clássico de John Carpenter responsável por apresentar um dos assassinos mais icônicos do cinema, Michael Myers. A saga de Laurie Strodie tentando sobreviver aos ataques de Myers já rendeu 13 (!) filmes, dentre sequências, remakes e reboots.

Continua após a publicidade

Alien, O Oitavo Passageiro (1979)

Cena de ''Alien, O Oitavo Passageiro''. Foto: Reprodução/20th Century Studios

A ficção científica de Ridley Scott que trouxe para as telonas vários elementos referenciados até os dias de hoje, seja em inspiração ou em forma de paródia. Difícil não sentir o mínimo de tensão quando o xenomorfo está em cena. A franquia ganhou um novo filme nesse ano de 2024.

O Iluminado (1980)

Cena de ''O Iluminado''. Foto: Reprodução/Warner Bros Pictures

Stanley Kubrick adaptou o livro de Stephen King de mesmo nome para os cinemas, e apesar das polêmicas de adaptação vindas de King, o filme se consagrou como uma das atuações mais marcantes de Jack Nicholson, que naquele momento, vivia o auge de sua carreira. 

Uma Noite Alucinante: A Morte do Demônio (1981)

Cena de ''Uma Noite Alucinante: A Morte do Demônio''. Foto: Reprodução/New Line Cinema

Sam Raimi tinha um orçamento baixíssimo para produzir esse filme, e dos improvisos, surgiu o Terrir, um subgênero do terror que traz consigo elementos de comédia, e que acabou virando a marca registrada do diretor. 

Continua após a publicidade

O Silêncio dos Inocentes (1991)

Cena de ''O Silêncio dos Inocentes''. Foto: Reprodução/Orion Pictures

Até hoje, é o único longa de terror a vencer o Oscar de Melhor Filme, além de premiar também, a dupla de protagonistas, Jodie Foster (Clarice Starling) e Anthony Hopkins (Hannibal Lecter). Segunda adaptação dos livros de Thomas Harris, a trama acompanha uma novata do FBI que precisa recorrer a um psicopata preso para capturar um assassino em série.

Pânico (1996)

Imagem promocional de ''Pânico''. Foto: Reprodução/Dimension Films

O diretor Wes Craven já havia deixado sua marca no gênero com A Hora do Pesadelo, mas ele surpreendeu a todos quando em meados dos anos 90, lançou um longa que prestava uma homenagem a vários conceitos do terror. A franquia Pânico rapidamente se tornou um fenômeno do cinema, ganhando ao todo cinco sequências, e uma série de TV remake. Agora me responda, qual é o seu filme de terror favorito?

O Sexto Sentido (1999)

Imagem promocional de ''O Sexto Sentido''. Foto: Reprodução/Spyglass Media Group

A obra responsável por catapultar a carreira de M. Night Shyamalan traz consigo um dos plot twists mais marcantes não só da carreira do diretor, mas dos anos 1990. Sortudo de quem vê esse filme sem saber de qualquer coisa.

A Bruxa (2015)

Cena de ''A Bruxa''. Foto: Reprodução/A24

Ainda se debate muito se esse longa criou um novo subgênero no terror, mas o fato é que certamente ocupou uma vaga em um dos filmes mais lembrados dos anos 2010. A ambientação perturbadora e desoladora do século 17 trazida por Robert Eggers entrega uma atuação marcante de Anya Taylor-Joy.

Não! Não Olhe! (2022)

Imagem promocional de ''Não! Não Olhe!''. Foto: Reprodução/Universal Studios

O mais recente filme de Jordan Peele remete aos filmes de ficção científica al à Spielberg dos anos 70, fazendo também uma crítica ao modo como a cultura negra é retratada (e apagada) em Hollywood.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias