Terça, 03 de Dezembro de 2024 21:52
88981351822
Internacional Saúde

Primeira vacina contra câncer de pulmão é testada no Reino Unido

Fabricado pelo laboratório BioNTech, a vacina utiliza a tecnologia mRNA, a mesma presente em vacinas contra a covid-19.

29/08/2024 09h51
Por: Thales Menezes Fonte: ALINE NERI / JORNAL JANGADEIRO
Foto: Divulgação / Redes Sociais
Foto: Divulgação / Redes Sociais

O Reino Unido passou a testar a primeira vacina no mundo contra o câncer de pulmão. Chamada de BNT116, o imunizante está em fase experimental e os testes estão sendo feitos em pacientes doentes.

Fabricado pelo laboratório BioNTech, a vacina utiliza a tecnologia mRNA, a mesma presente em vacinas contra a covid-19. Segundo a RTP, um dos primeiros pacientes recebeu o imunizante na última terça-feira (20).

Janus Racz, de 67 anos, recebeu 6 injeções da vacina, com cinco minutos de intervalo ao longo de 30 minutos, no Instituto Nacional de Investigação em Saúde da UCLH Clinical Research Facility.

Continua após a publicidade

Cada seringa continha uma dose de material genético que tratará uma parte diferente do tumor. Com isso, o objetivo é treinar 5 bilhões de células do sistema imunológico. A nova vacina orienta o corpo a caçar e matar células cancerígenas, impedindo a volta delas.

Os médicos afirmam que esse tratamento oferece uma precisão superior em relação à quimioterapia. Com sua maior precisão, é possível reduzir os efeitos colaterais frequentemente devastadores que os pacientes submetidos à quimioterapia enfrentam.

Uma nova etapa na pesquisa clínica foi iniciada em 34 centros de investigação distribuídos por sete países: Reino Unido, Estados Unidos, Alemanha, Hungria, Polônia, Espanha e Turquia.

Continua após a publicidade

Este medicamento inovador utiliza uma abordagem semelhante à das vacinas contra a covid-19, onde o RNA mensageiro é usado para ensinar o sistema imunológico a identificar e atacar células cancerígenas do CPNPC, sinalizadas por marcadores específicos.

Os cientistas estão otimistas com os resultados iniciais e esperam que o tratamento avance para as fases 2 e 3 dos ensaios clínicos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias