Domingo, 20 de Abril de 2025 22:22
88981351822
Brasil Educação

Camilo nomeia Leonardo Barchini como substituto de Izolda Cela no MEC

Barchini trabalhou como secretário adjunto de Izolda até ela se desvincular do Ministério da Educação para ser pré-candidata à Prefeitura de Sobral.

01/08/2024 09h38 Atualizada há 9 meses
Por: Thales Menezes Fonte: O POVO ONLINE
Foto: Reprodução / Redes Sociais
Foto: Reprodução / Redes Sociais

Foi publicado nesta quarta-feira (31), no Diário Oficial da Presidência da República, a nomeação de Leonardo Barchini como secretário executivo do Ministério da Educação (MEC), pasta comandada por Camilo Santana (PT).

Ele chega para ocupar o posto deixado por Izolda Cela (PSB), que se desincompatibilizou para concorrer à prefeitura de Sobral.

Leonardo já havia trabalhado como secretário executivo adjunto da ex-governadora do Ceará no próprio MEC entre janeiro e agosto de 2023. Após primeira passagem pelo Ministério, Barchini foi diretor e chefe da Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, Ciência e Cultura (OEI), representando o Brasil.

Continua após a publicidade

Ele substituirá Izolda como braço-direito de Camilo no MEC. Ela deixou a gestão no final de maio e foi confirmada em junho como pré-candidato ao comando do município de onde é natural. 

Quem é Leonardo Barchini, substituo de Izolda no MEC?

Leonardo Barchini é servidor público federal há mais de 30 anos, analista em Ciência e Tecnologia sênior da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Bacharel em Direito e mestre em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília (UnB).

Continua após a publicidade

Ele também já assumiu no MEC a chefia de gabinete do ministro Camilo Santana, a chefia da Assessoria Internacional e a Diretoria de Programas.

Além disso, Leonardo também foi secretário de Relações Internacionais e Federativas e chefe de gabinete da Prefeitura de São Paulo, de 2013 a 2016, durante a gestão de Fernando Haddad (PT), hoje ministro da Fazenda.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias